Piolhos
Como prevenir? Como tratar?
Os piolhos da cabeça (Pediculus Humanus Capitis) são pequenos insetos parasitas, sem asas, que infetam o couro cabeludo e cabelo alimentando-se do sangue por picada. Este problema afeta principalmente crianças em idade escolar, mas pode atingir qualquer pessoa.
A infestação resulta, principalmente, do contacto próximo entre cabelos ou através da partilha de objetos infetados, como gorros, bonés, almofadas ou escovas.
Como pode prevenir?
A melhor forma de prevenir é estar atento e evitar o contacto direto com cabelos infestados. Para além disso, é importante ensinar as crianças que não devem usar pentes ou chapéus de outros, nem emprestar-lhes os seus.
Como vigilância, pode optar por passar um pente fino semanalmente.
Como se livrar dos piolhos?
A formas comprovadamente eficazes para eliminar piolhos e lêndeas são:
- Aplicação de antiparasitários específicos sob a forma de champô, solução, gel, creme ou loção. Os tratamentos com produtos caseiros geralmente não são eficazes.
- Remoção manual – todas as idades; mais laboriosa, repetir 3-4x semana durante 2 semanas após o último piolho adulto identificado
- Não se esqueça: após cada tratamento é necessário lavar com água quente o vestuário e roupa de cama afetadas. As peças que não puderem ser lavadas podem ser colocadas em sacos plásticos hermeticamente fechados por duas semanas para matar os piolhos.
Se tiver dificuldades em controlar a infestação, no programa ADSE + Vantagem encontra parcerias com centros especializados no tratamento de piolhos e lêndeas em Parcerias > Família e lazer > Crianças e jovens.
Saiba mais sobre a pediculose em www.sns24.gov.pt